O Casal do Ulmeiro pretende ser um espaço de discussão construtiva e serena sobre Portugal, os seus problemas e, sobretudo, sobre o seu futuro.
A discussão político-partidária tende a sublinhar as diferenças entre os vários partidos, o que pode ser esclarecedor e ajudar a decidir na hora do voto, mas fomenta divisões e conflitos, que depois dificultam a obtenção dos consensos necessários a que se alcancem soluções para os nossos problemas.
Mais do que um incessante conflito interno, que a todos enfraquece, a reflexão sobre o país deve identificar os nossos problemas comuns, e procurar soluções inclusivas que permitam ponderar e salvaguardar na maior medida possível todos os interesses legítimos que estejam em presença em cada caso concreto.
A reflexão sobre um país é necessariamente global e multidiscipilnar, incluindo quer a análise mais imediatista das ocorrências que marcam a actualidade, quer a análise de temas mais teóricos e estruturais.
Pretende-se um espaço de reflexão e debate sereno, construtivo e elevado, em que a troca de ideias seja aberta e franca, mas não conflitual. Teremos espaço para o galhardete, mas não para o insulto.
Por isso, este é um blogue com moderação de comentários, aberto ao público, mas não pertencente ao mesmo. Será bem vindo quem vier por bem.